Entretenimento

“Ainda Estou Aqui” faz história e vence Oscar de Melhor Filme Estrangeiro

Pela primeira vez em sua história, o Brasil enfim conseguiu a sua tão sonhada estatueta do Oscar. O filme “Ainda Estou Aqui” venceu a categoria de melhor filme estrangeiro, em cerimônia realizada na noite deste domingo.

Com a vitória, o filme desbancou “Emilia Pérez”, musical que liderou as indicações neste ano, além de “A Semente do Fruto Sagrado” (Alemanha), “Flow” (Letônia), e “A Garota da Agulha” (Dinamarca) que também concorriam a estatueta.

Estrelado por Fernanda Torres Selton Mello, o longa de Walter Salles marcou retorno à categoria após 26 anos e levou a melhor após a quinta indicação de Melhor Filme Internacional do país na cerimônia

Em seu discurso ao aceitar o prêmio, o diretor Walter Salles dedicou a estatueta “a duas mulheres incríveis”: Fernanda Torres, que concorre ao prêmio de Melhor Atriz pela sua performance no filme, e Fernanda Montenegro, que faz uma participação na produção e estrelou “Central do Brasil“, o primeiro longa do diretor a concorrer ao prêmio em 1999.

Sem Oscar para Fernanda Torres

Durante a noite de cerimônia, o filme nacional ainda concorreu em mais duas categorias: Melhor Filme e Melhor Atriz, pela atuação de Fernanda Torres, que era muito cotada para o prêmio, depois de ganhar o Globo de Ouro de melhor atriz. Mas, infelizmente a brasileira não ganhou o tão sonhado prêmio, que ficou com a jovem Mikey Madison, protagonista de “Anora”.

A mesma situação aconteceu com “Ainda Estou Aqui”, que não venceu a categoria de Melhor Filme, sendo preterido mais uma vez por “Anora”.

“Ainda Estou Aqui” é uma adaptação do livro homônimo escrito por Marcelo Rubens Paiva. A história se passa na década de 1970, no período mais intenso da ditadura militar no Brasil, e acompanha a trajetória da família Paiva, composta por Rubens (interpretado por Selton Mello), Eunice (vivida por Fernanda Torres) e seus filhos. 

E após o final da cerimônia do Oscar na TV Globo, a apresentadora Maria Beltrão anunciou que “Ainda Estou Aqui” entra no catálogo do Globoplay para todos os assinantes do serviço de streaming no dia 06 de abril. Nos cinemas, o filme fica em cartaz até o dia 03 de abril.

Desenvolvido por Gáspari Comunicação