Tecnologia

Anatel conclui primeiros testes de conexão satélite-celular no Brasil

Em março de 2024, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou os testes de uma tecnologia Direct-to-Device (D2D) que permite conectar satélites diretamente a celulares 4G ou 5G. Um ano depois, o órgão acompanhou os primeiros testes, estes feitos pela Claro. Os resultados são animadores.

Os testes foram realizados pela Claro em parceria com a Lynk Global, em São Luís, Maranhão. As conexões foram executadas por meio de seis satélites não-geoestacionários Lynk Tower, que operam em órbita baixa.

No outro lado, foram usados celulares tipicamente encontrados no mercado brasileiro, como Moto G4 Plus, Galaxy S22 e iPhone 13. Todos foram usados nos testes sem passa por alterações de software ou hardware.

A comunicação entre os satélites e os celulares foi baseada em uma faixa de frequência de 850 MHz. Houve conexões em dois pontos específicos da capital do Maranhão: Espigão Costeiro da Ponta D’Areia e Mirante da Lagoa da Jansen.

Para possibilitar a realização dos testes, a Anatel acionou o chamado Sandbox Regulatório, mecanismo normativo que suspende temporariamente regras que impedem o avanço de determinados projetos, desde que haja relevância no desenvolvimento tecnológico e na promoção do acesso às telecomunicações.

Apesar do sucesso dos testes, ainda não há previsão para essa solução D2D de comunicação satélite-celular ser implementada no Brasil.

Desenvolvido por Gáspari Comunicação