CHEGA DE BALELA!
Troca-troca”
E o “troca-troca” dos vereadores de Sorocaba continua. Desta vez quem mudou de partido foram os vereadores João Donizeti Silvestre, que depois de mais de 15 anos no PSDB deixa o ninho tucano e se filia ao União Brasil, além de Dylan Dantas e Rodrigo do Treviso, que se filiaram ao PL.
13% dos títulos cancelados
Quase 13% dos eleitores de Sorocaba estão com os títulos cancelados, segundo dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). De acordo com o TRE, Sorocaba tem 608.511 eleitores. Destes, 82.201 tiveram o título cancelado e 4.916, suspensos.
O motivo
O cancelamento ou suspensão do título ocorre quando o eleitor não vota e nem justifica a ausência em três eleições consecutivas. É uma punição automática que impede o exercício democrático do voto, além de o cidadão ser proibido de obter carteira de identidade e passaporte ou de se inscrever em concurso público, por exemplo. O eleitor que estiver com o título cancelado, deve fazer uma revisão de dados ou transferência – caso tenha mudado de domicílio – para regularizar a situação e votar nas Eleições 2024. O serviço pode ser feito pelo site do TER-SP.
Hummm?
E, em Votorantim, a empresa Votorantim S/A Transporte Inteligente, com sede no Guarujá (SP), criada em 05 de fevereiro de 2024, foi a única a participar da Concessão onerosa para prestação exclusiva dos serviços do sistema municipal de transporte público coletivo urbano de passageiros por ônibus no município de Votorantim durante 10 anos, prorrogável por mais 10. Trata-se de uma empresa subsidiária integral cuja totalidade das ações pertence a empresa City Transporte, a mesma que opera em caráter emergencial o transporte em Votorantim.
Coincidências (1)
A sessão de abertura de envelopes ocorreu em 19 de fevereiro de 2024, duas semanas após a empresa ser criada, já a análise e classificação da única empresa participante ocorreu na segunda-feira, 11 de março. A ata foi publicada no Diário Oficial do Estado de terça-feira (12/03), mesma data em que a Prefeitura atualizou a página na internet da licitação, inserindo retroativamente a ata de abertura do envelope, que ocorreu em 19 de fevereiro e que ainda não havia sido divulgada ao público.
Coincidências (2)
A empresa classificada tem como diretor Fábio Cosi, que foi empossado nesta condição em Assembleia Geral Extraordinária no dia 07 de fevereiro de 2024, mesmo dia em que seria a licitação da Prefeitura de Votorantim, que teve a data prorrogada com a alegação de que não seria possível fazer a gravação em áudio e vídeo da licitação, postergando assim para dia 19 de fevereiro.
É hoje, dia 15!
A empresa participante teve sua ata da assembleia protocolada na Junta Comercial do Estado de S. Paulo (Juscep) em 27 de fevereiro, ou seja, após a data de licitação. A sessão de abertura e julgamento do envelope Habilitação será realizada nesta sexta-feira, dia 15 de março, na sala de licitação, sendo essa uma das etapas finais do processo licitatório. O aviso de abertura da concorrência pública foi publicado em 15 de dezembro. O valor estimado do contrato é de R$ 32.216.661,60 que corresponde ao total estimado dos investimentos a serem realizados durante o prazo da concessão de dez anos.