CHEGA DE BALELA! – *Cláudio Sorocaba sai do PL e cenário eleitoral fica agitado na cidade*
E a semana política em Sorocaba termina quente e trazendo novidades que vão ter reflexos nos próximos dias no cenário das eleições na cidade. Isso porque, o presidente da Câmara Municipal, Cláudio Sorocaba, anunciou, nesta sexta-feira (9), que vai sair do Partido Liberal (PL), do qual era filiado há 25 anos.
*Disse uma coisa…*
Oficialmente, o vereador alega que demonstrou preocupação com a escalada de decisões judiciais contra o partido e com a possível suspensão do registro partidário, o que inviabilizaria todas as candidaturas do PL na cidade. De acordo com Cláudio, as recentes manifestações do Supremo Tribunal Federal (STF) lançam dúvidas quanto ao futuro e à participação da legenda nas eleições de 2024.
*…. mas na verdade…*
Entretanto, segundo apurado, Cláudio já estaria pensando em deixar a sigla do PL durante a abertura da chamada “Janela Partidária. E o motivo seria outro, as interferências de deputados locais e de fora da cidade na gestão da sigla em Sorocaba. Isso estaria descontentando o presidente da Câmara.
*No Republicanos*
Cláudio, no entanto, não definiu ainda qual partido deve se filiar. Segundo apurado, ele estaria sondando e já articulando sua filiação aos Republicanos, partido que tem como principal liderança no Estado o governador Tarcísio de Freitas e local o prefeito Rodrigo Manga.
*Tamo junto professor!*
E por falar em polêmica, a sexta-feira também teve repercussão negativa para o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), uma vez que ele nomeou o professor Marcio Bortolli Carrara para um cargo no Fundo Social de Solidariedade (FSS).
*Na mira do MP*
Carrara é investigado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) por suspeitas de superfaturamento e direcionamento na licitação realizada pela Prefeitura para a compra de kits de robótica, que totalizaram mais de R$ 26 milhões.
*Até o fim do ano, e do mandato*
A nomeação, publicada no Jornal do Município, diz que Carrara atuará no FSS, de 29 de janeiro a 31 de dezembro de 2024, mas não detalha o cargo que será ocupado por ele.