João Fonseca perde na estreia é eliminado do Rio Open
O carioca João Fonseca, número 68 do mundo, estreou nesta edição de 2025 do Rio Open, mas foi derrotado pelo forte francês Alexandre Muller, 60º colocado, por 2 sets a 0, após 1h32min de duração na quadra central Guga Kuerten, que estava lotada na noite desta terça-feira.
O brasileiro chegou com a segunda melhor cotação para levantar o título na capital carioca atrás apenas de Alexander Zverev, segundo do ranking. Mas, mostrou o cansaço dos jogos exaustivos da semana passada, onde venceu o ATP de Buenos Aíres e saiu com a derrota das quadras cariocas. Muller venceu por 2 sets a 0, parciais de 1×6 e 6×7 no Tie Break.
Para a maioria que pode começar a acompanhar o tênis agora, por conta do fenômeno João Fonseca, podem achar que o brasileiro deu uma amarelada aqui no Rio Open. Mas, como o brasileiro ainda é muito jovem, essa oscilação é natural, esperada e faz parte do processo de amadurecimento e desenvolvimento do seu tênis dentro do circuito mundial.
No jogo de hoje, o primeiro set deixou isso bem evidente, com Muller variando bem o jogo e explorando exatamente esse desgaste de João. Tanto que o brasileiro não conseguiu competir e foi derrotado com tranquilidade por 1×6. E no segundo set, mais ambientado com o jogo, o brasileiro mostrou seu tênis, teve suas chances de definir o set a seu favor, levou ao tie-break, mas o francês mostrou consistência, tranquilidade e fechou o jogo por 2 sets a 0.
Agora o tenista volta para o piso duro e se concentra para a disputa do Masters 1000 de Indian Wells, na Califórnia, nos primeiros dias de março onde por enquanto estará no qualifying.
Já Muller encara na próxima rodada, na quinta-feira, o argentino Tomas Martin Etcheverry, atual número 43 do mundo, que bateu o francês Corentin Moutet por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 7/6 (7/1). Etcheverry foi o rival do brasileiro na estreia em Buenos Aires, quando foi superado por 2 sets a 0, com um duplo 6/3.