PolíciaRegião

Operações conjuntas entre Brasil e Itália buscam desarticular rede internacional de tráfico de drogas e cumprem mandado em Votorantim

A Polícia Federal (PF) e autoridades italianas cumprem mandados em Votorantim e em Boituva, nesta terça-feira (10), durante uma operação contra uma rede internacional de narcotráfico. Conforme a corporação, nove pessoas foram presas no Brasil.

A operação “Mafiusi” tem o apoio do Ministério Público Federal, da Receita Federal, da Procuradoria-Geral da República e da Guarda Civil Espanhola. As investigações também tiveram apoio da Eurojust, do Europol e da Interpol.

Segundo a PF, dois grupos criminosos responsáveis pelo tráfico de grandes quantidades de cocaína entre os continentes foram identificados e nove pessoas foram presas no Brasil. As investigações envolveram uma rede que operava principalmente por meio do Porto de Paranaguá, no Brasil, e aeronaves, informou a corporação.

Ainda de acordo com a polícia, a droga era transportada em meio à cargas de cerâmica, louça ou madeira, e dentro de contêineres. Além do transporte marítimo, a investigação apontou que os suspeitos também usavam aeronaves privadas para enviar cocaína para a Bélgica.

As porções de cocaína também chegavam na Europa pelo Porto de Valência, na Espanha, e toda a logística era contratada por pessoas ligadas a uma facção criminosa de São Paulo, informou a PF.

Desenvolvido por Gáspari Comunicação