Sorocaba terá Laboratório-Escola de Metrologia, que irá funcionar nas dependências do Parque Tecnológico de Sorocaba
A cidade de Sorocaba deverá contar com um Laboratório-Escola de Metrologia, que irá funcionar nas dependências do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). O novo espaço, que deverá começar a operacionalizar até meados de março deste ano, é resultado de um convênio entre a Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Parque Tecnológico de Sorocaba, irá beneficiar as empresas integrantes do Arranjo Produtivo Local (APL) Metalmecânico de Sorocaba, do qual é o gestor, assim como outras do segmento localizadas na Região Metropolitana.
A implantação do Laboratório-Escola de Metrologia, irá contar com uma diversidade de equipamentos. Alguns deles são instrumentos de medição de uso geral, tais como: paquímetros, micrômetros, relógios comparadores e termômetros digitais, entre outros. Além de uma sala onde deverão ser ministrados os cursos específicos.
A implantação do laboratório era uma demanda das empresas integrantes do APL Metalmecânico, segundo explica o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara. Isso porque, na cidade e região destaca-se a significativa quantidade de empresas ligadas ao setor. Para o município, o setor Metalmecânico é de extrema relevância, visto que 41% das indústrias estão inseridas neste segmento. Levantamento realizado identificou cerca de 600 empresas da cadeia de Metalmecânico no território, 32 setores empresariais com predominância de interação com o setor.
O presidente do PTS destaca que implantar o Laboratório-Escola de Metrologia para atender as empresas e também instituições de Sorocaba e da região nos serviços de metrologia e capacitação de mão-de-obra especializada contribui para a melhoria do desenvolvimento socioeconômico da região por meio da capacitação de pessoas, gerando o aumento da empregabilidade e de melhoria de renda. Além disso, contribui para o aumento da competitividade das empresas do setor por meio da prestação de serviços qualificados de metrologia com condições financeiras mais benéficas do que as atualmente práticas pelo mercado.
“O cenário atual vem exigindo das empresas constantes e crescentes ajustes e adequações de padrões de qualidade. Qualidade de produtos, normatização e metrologia que sustentem a operação e tomada de decisão são condições para participar, de forma competitiva, do citado cenário”, ressaltou Cancellara, que completou: “A certificação de instrumentos garante auferir os resultados empresariais almejados e, confere, condições de corrigir erros e retrabalho. Para tanto, torna-se essencial que as empresas tenham acesso a serviços de certificação e mão de obra qualificada para operar atividade de tamanho importância aos empreendimentos. E o Parque Tecnológico de Sorocaba está contribuindo para que as empresas tenham acesso a esse benefício”.