Esporte

Brasil bate a Noruega em estreia no Mundial de handebol masculino

Nesta quarta-feira (15), o Brasil venceu a Noruega, duas vezes vice-campeã do torneio, por 29 a 26 na estreia do Campeonato Mundial de Handebol masculino. A partida do Grupo E aconteceu em Oslo, capital norueguesa, com quase 15 mil torcedores europeus nas arquibancadas. Mas os brasileiros não se abalaram e além de mostrar força, a equipe verde e amarela também se colocou em situação mais confortável para garantir vaga na segunda fase.

Esse foi o quinto confronto entre Brasil e Noruega na história do Mundial masculino de handebol – e o primeiro triunfo verde e amarelo. A equipe brasileira tinha sido superada pela seleção europeia nas edições de 2005 (34 a 12), 2009 (29 a 21), 2011 (26 a 25) e 2017 (39 a 26). Entre todas as competições, os noruegueses não saíam derrotados do duelo há 15 anos.

Um dos principais nomes da vitória brasileira foi o goleiro Rangel, que brilhou com grandes defesas, especialmente na reta final da partida, e levou o prêmio de melhor em quadra.

Depois da vitória sobre a Noruega, o Brasil, que ficou fora das Olimpíadas de Paris e vive um processo de renovação no elenco, já volta as atenções para o próximo compromisso pelo Grupo E do Mundial. Na sexta-feira (17), a seleção verde e amarela vai encarar Portugal, às 14h (de Brasília). O último compromisso da primeira fase será contra os Estados Unidos, no domingo (19), também às 14h (de Brasília)

O Mundial masculino de handebol tem 32 seleções, divididas em oito grupos de quatro equipes. Os três primeiros colocados de cada chave avançarão e levarão consigo os resultados da fase inicial. A segunda etapa terá o mesmo formato, mas só líderes e vice-líderes dos grupos garantirão vagas nas quartas de final.

Até hoje, a melhor campanha do Brasil em Mundiais masculinos foi um nono lugar, em 2019. Na última edição, há dois anos, o país terminou em 17º.

Desenvolvido por Gáspari Comunicação