Clubes ameaçam não disputar Copa Votorantim Sub-15 se o Corinthians participar da competição
Doze times do Movimento dos Clubes Formadores do Futebol Brasileiro (MCFFB) fizeram uma carta conjunta em que exigem a exclusão do Corinthians da Copa Votorantim Sub-15, tradicional competição de base do país que começa agora no dia 17 de janeiro.

O motivo é um suposto aliciamento por parte do clube do Parque São Jorge de um atleta de 14 anos do Palmeiras. São Paulo, Palmeiras, Santos, Cruzeiro, América-MG, Juventude, Goiás, Sport, Fortaleza, Ferroviária, Guarani e Bahia ameaçam não disputar o torneio caso o Alvinegro Paulista não seja removido.
Em nota, a Prefeitura de Votorantim, que organiza o campeonato, confirmou que está em contato com a diretoria do Movimento de Clubes Formadores e que “a competição não será prejudicada”. A exclusão do MCFFB impossibilita o Corinthians de disputar campeonatos promovidos pela CBF e pode acarretar em dificuldades em segurar atletas que ainda não possuem contratos profissionais.
Já o Corinthians, que foi excluído do MCFFB, também em nota oficial nega a prática de aliciamento, desconhece tais acusações e considera arbitrária a decisão. Mas, a situação do clube é bem complicada, já que também foi excluído da Copa FAM, da categoria Sub-17, e pode ficar fora de outros torneios não organizados pela FPF ou CBF por pressão da entidade.
Veja a nota da Prefeitura de Votorantim

“A Prefeitura de Votorantim está em contato com a diretoria do Movimento de Clubes Formadores do Futebol Brasileiro (MCFFB) e com as equipes participantes da 29ª edição da Copa Votorantim de Futebol Sub-15. O governo municipal afirma que a competição não será prejudicada, e toda decisão será tomada de acordo com o regulamento e com base jurídica. O poder público municipal reafirma que o pedido de exclusão do Sport Club Corinthians Paulista da 29ª edição, marcada para ser disputada entre os dias 17 e 26 de janeiro de 2025, partiu do MCFFB”.
Veja a nota do Corinthians
“O Sport Club Corinthians Paulista, por meio de sua diretoria de futebol de base, esclarece que foi surpreendido pela decisão arbitrária que resultou na exclusão do clube do Movimento dos Clubes Formadores (MCF). O Corinthians não reconhece os motivos alegados para essa exclusão e refuta categoricamente qualquer acusação de aliciamento de atleta.
O clube ressalta que segue rigorosamente o código de ética do MCF e respeita todos os seus integrantes. Em 2024, atletas provenientes de clubes membros do movimento foram contratados, sempre em conformidade com os procedimentos estabelecidos para garantir relações éticas e transparentes entre as agremiações”.
Veja a nota do Movimento dos Clubes Formadores do Futebol Brasileiro (MCFFB)
“Venho, por meio deste, informar que os Clubes Formadores participantes da Copa Votorantim decidiram que não irão participar da competição caso a equipe do Corinthians não se retire da mesma. São eles: Palmeiras/SP, América/MG, Santos/SP, Juventude/RS, Goiás/GO, Cruzeiro/MG, Sport/PE, Fortaleza/CE e Bahia/BA.
Ferroviária, Guarani e São Paulo/SP também concordam com o posicionamento, mas ainda não confirmaram por escrito. A decisão foi tomada com base na atitude do Corinthians em aliciar um atleta menor de idade e sem contrato de formação vigente da Sociedade Esportiva Palmeiras, por não ter na época 14 anos completos; e visa garantir a integridade, ética e o espírito esportivo da competição. Solicitamos que a Comissão Organizadora analise e tome as devidas providências para resolver esta situação o mais breve possível. Aguardamos uma resposta sobre as medidas que serão adotadas”.




