Diretores do SMetal se reúnem com o novo presidente da Fundacentro
No último dia 13 de abril, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Leandro Soares, e o secretário de administração e finanças da entidade, Tiago Almeida, se reuniram com Pedro Tourinho, médico e novo presidente da Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho). O encontro aconteceu durante o 9º Congresso da Federação Estadual do Metalúrgicos (FEM-CUT/SP), que é realizado em Itanhaém.

O órgão é a maior entidade de pesquisa em Segurança e Saúde do Trabalho (SST) da América Latina, ligada ao Ministério do Trabalho e Emprego. Ele é responsável por pesquisas e estudos sobre SST, desenvolvimento de tecnologias, programas de treinamento e capacitação, entre outros. A instituição tem como objetivo prevenir doenças e acidentes de trabalho, bem como promover a saúde ocupacional dos trabalhadores e trabalhadoras.
Com o objetivo de elaborar ações de proteção à categoria, os diretores do SMetal debateram com Tourinho a importância de promover estudos sobre o tema na região de Sorocaba. O novo presidente da Fundacentro afirmou que a entidade estará à disposição do movimento sindical para colaborar no enfrentamento dos desafios da saúde do trabalhador no século XXI.
Desafios no Mundo do Trabalho
Durante o encontro, também foram debatidas as transformações do mundo do trabalho e as novas formas de produção, que tem resultado em novas formas de adoecimentos, sejam físicos ou psíquicos. De acordo com Leandro Soares, durante sua experiência no movimento sindical, pôde acompanhar milhares de trabalhadores afastados de suas funções devido a doenças ocupacionais.

“Outros milhares morrem todos os dias por acidentes. Essa é uma trágica rotina no mundo do trabalho que vem se tornando cada vez mais uma realidade. Entendemos que as empresas precisam produzir para ter seus ganhos, mas esse lucro não pode ser às custas da saúde e da vida de quem produz a riqueza desse país”, enfatizou.
O presidente do SMetal destacou ainda novas doenças graves que atingem a categoria metalúrgica. “Burnout, depressão, ansiedade e assédios são questões graves que estão fortemente na vida da classe trabalhadora e isso precisa mudar”, afirmou.
Por fim, Leandro parabenizou Tourinho pelo novo cargo na Fundacentro. “Acredito que a escolha do Pedro para comandar a Fundacentro foi uma ação muito acertada do Governo Lula e temos total confiança na disposição e responsabilidade desse jovem líder, que já é um grande destaque em Campinas e que, agora, irá colaborar com o Governo Federal com um tema tão importante, que é a saúde do trabalhador.




