Falece o ex-vereador osvaldo noce
Aos 78 anos, Osvaldo Francisco Noce partiu às 2h30 desta madrugada de quinta-feira, 14. Ele estava internado desde o dia 27 de dezembro. Referência de luta por uma sociedade mais justa, deixou um legado de militância, tanto nos movimentos estudantis, quanto política.
Nasceu em Araçatuba e biólogo formado veio para Sorocaba em 1979, onde trabalhou no Instituto Adolf Lutz até a sua aposentadoria. Teve três mandatos como vereador na Câmara Municipal de Sorocaba, de 1983-88, 89-92 e de 93 a 1996).
Nunca deixou de lutar pelos seus ideais. Da ditadura civil-militar até as reivindicações pelos direitos da classe trabalhadora. Durante a ditadura civil-militar militou junto com os estudantes pelo fim da censura, da repressão, atuou pela democratização do país, participando do Comitê Brasileiro de Anistia e foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores de Sorocaba (PT).
Desde 2008, era militante do Partido Socialismo e Liberade (Psol).
No documentário Porque Lutamos, da jornalista Fernanda Ikedo, de 2009, ele afirma “são 45 anos de luta, sem desistir. É claro que sofri do estômago por muito tempo, depois veio me dar depressão… tudo isso é consequência do clima que a gente vivia de expectativa, de nervoso e de luta naquela época, de possibilidade de repressão, mas eu convivo e acho que posso colaborar ainda com alguma coisa”.
E contribuiu muito. Noce sempre será lembrado por se manter íntegro e acolhedor. Sempre disposto ao diálogo, não faltava a um encontro de formação, nunca recusou um convite para uma palestra, para contar sua história, sempre disposto a colaborar com um futuro melhor!
Ele deixou esposa, três filhos, três enteados, três netos e inumeráveis admiradores e amigos. Seu corpo será velado nesta quinta, no PAX, das 13h às 16h.
Fonte: Fernanda Ikedo