Esporte

João Fonseca é campeão do ATP de Buenos Aires

Uma jóia brasileira. É assim que podemos definir João Fonseca. Hoje o tenista carioca escreveu seu nome na história do tênis do Brasil ao vencer o argentino Francisco Cerundolo – 28º do ranking mundial e número 1 do seu país – por 2 sets a 0 (parciais de 6/4 e 7/6) e conquistar o ATP de Buenos Aires. Com o feito na Argentina, João tornou-se o mais jovem brasileiro a ser campeão de um torneio ATP.

O primeiro vencedor do troféu argentino foi Gustavo Kuerten, o Guga, em 2001. Hoje, João, que cresceu admirando o tenista catarinense, pôde levantar a taça novamente pelo Brasil. Com o resultado, o carioca virou o 68º do ranking, com um salto de 580 posições desde 12 de fevereiro de 2024.

No caminho para a vitória, João bateu três argentinos em sequência: Tomás Martín Etcheverry, Federico Coria e Mariano Navone. Pelas semifinais, bateu o sérvio Laslo Djere e se tornou o brasileiro número 1 do ranking. Na grande decisão, enfrentou o top 1 da Argentina, acompanhado de uma torcida acalorada, garantiu o triunfo e conquistou seu primeiro título em torneios ATP.

Asssim com fez durante todo o torneio, João Fonseca teve como adversário, além de seu oponente, a torcida, que apoiou o tenista da casa. E foi aí que a maturidade, incomum para a sua idade, apareceu como um diferencial para o brasileiro, pois em nenhum momento na final ele deixou que o nervosismo tomasse conta e pudesse abalar sua tática de jogo.

Foi assim no primeiro set, quando sacou para fechar o set, pressionado pela torcida, e principalmente no segundo, onde Fonseca estava em desvantagem, perdendo por 6 a 5, e conseguiu quebrar o saque do Cerundolo e empurrou o jogo para o tie-break. E em uma disparada, logo abriu 4/0. Cerundolo ainda conseguiu pontuar mais uma vez, mas João foi enorme e fechou a vitória emocionante em 7 a 1.

Desenvolvido por Gáspari Comunicação