Recuperação da economia
O Brasil e, consequentemente, Sorocaba tem percebido os ótimos sinais de recuperação da economia após os impactos da pandemia, seja da primeira como da segunda onda e, especialmente, com a aceleração da vacinação desde junho em todo país, fator fundamental da recuperação sustentada.
São vários os aspectos, mas vamos nos concentrar em nossa Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). As políticas do estímulo emergencial, no ano passado, agora renovadas ainda que em menor valor, contribuíram para o aumento da demanda interna, especialmente no setor de bens de consumo não duráveis (como alimentos) e serviços essenciais. As contratações do mercado de trabalho com carteira assinada têm crescido mensalmente, com repercussões positivas na cadeia produtiva. O mercado da construção civil também se recuperou e vem mostrando fôlego, lembrando que é um setor importante na geração de empregos. De outro lado, embora os juros tenham sido elevados para segurar a inflação, também trouxe mais investimentos ao Brasil e redução do custo dos insumos, o que contribui para nossa indústria.
Portanto, dada a diversidade econômica de nossa RMS, seja na indústria, no comércio e serviços, construção, e até mesmo na agropecuária, pois somos a 2ª maior região metropolitana no estado em produção agrícola, garantindo o abastecimento da grande São Paulo, temos um cenário bastante positivo para uma retomada sustentável do crescimento, dos investimentos, da renda e dos empregos.
Prof. Flaviano A. de Lima, Professor da Fatec, advogado, economista, mestre em economia e doutorando em Ciências Ambientais pela Unesp.