Sorocaba conta há quase dois anos com Samu Animal, mas serviço é pouco divulgado e alvo de reclamações
Pouca gente sabe, mas Sorocaba conta desde novembro de 2021 com uma unidade do Samu Animal, voltado exclusivamente, ao atendimento gratuito de cães e gatos de rua em situação de alto risco, como, por exemplo, envolvidos em atropelamentos. Tal como uma ambulância, a unidade móvel conta com equipamentos necessários para dar suporte à vida do animal, além de uma equipe de atendimento composta por médico veterinário, assistente e motorista. Entretanto, a unidade também tem sido alvo de reclamações.
O contrato firmado entre a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Sema, e a empresa vencedora do processo licitatório para atuar no programa Resgate Patrulha Animal prevê que, após o animal em situação de alto risco receber o primeiro atendimento e ser estabilizado pela médica veterinária da unidade móvel de urgência e emergência, ele seja encaminhado à Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), onde ele continuará recebendo todos os cuidados necessários pela equipe especializada. Após sua total reabilitação, o animal é castrado e microchipado e, então, disponibilizado para adoção responsável.
Já, quando o resgate ocorre após as 17h, durante dia de semana, ou aos sábados, domingos e feriados, o animal, então, é encaminhado, primeiramente, à clínica da empresa contratada pelo Município. Após ele receber os primeiros cuidados, ele é encaminhado para a Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema. De acordo com a Prefeitura, o serviço pode ser acionado todos os dias, inclusive fim de semana e feriados, pelo telefone: 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).
Reclamações
Entretanto, não é de hoje que o serviço tem sido alvo de reclamações. Em janeiro do ano passado, uma esteticista relatou o caso de um cachorro abandonado na rua da sua casa, no Jardim Ipanema. Segundo ela, o animal, apesar de bravo, precisava de cuidados. A moradora relatou à época que o animal estava desnutrido e com muitos carrapatos. Contou que entrou em contato com o Samu Animal pelo número 153 e, conforme orientada, procurou a Ouvidoria para fazer o pedido de resgate do animal. Após dois dias a equipe do Samu Animal avaliou o cachorro e decidiu não fazer o resgate, pois o animal foi considerado sadio. Para conseguir fazer o resgate do animal, a moradora precisa abrir outro protocolo na Ouvidoria.
Já a aposentada Nelsa Aparecida Giusti foi outra que procurou o Samu Animal tempos atrás para pedir o resgate de um cachorro machucado que estava há uma semana na rua da sua casa, no Jardim Planalto. O serviço só foi realizado após muita insistência, relatou.
Falta publicidade
Josué do Carmo, de 43 anos, relata que não tinha conhecimento desse serviço. Segundo ele falta a Prefeitura dar mais publicidade. “Como eu, tenho certeza que muitos sequer sabem da existência desse serviço. Não vi uma publicidade disso”, relatou.
Casos de urgência e emergência
A Prefeitura informa que que a unidade móvel é voltada para o atendimento de casos de urgência e emergência, envolvendo animais domésticos em situação de alto risco, como, por exemplo, acidentes ou atropelamentos. E ela faz um alerta: é importante que o munícipe se certifique de duas situações: se o animal está em situação de alto risco, como, por exemplo, vítima de atropelamento, e saber informar os detalhes da ocorrência, a exemplo de: endereço completo do local e as circunstâncias envolvidas.