Tecnologia

WhatsApp corrige erro que salvava fotos de visualização única

A Meta liberou uma atualização para o app do WhatsApp no iOS e corrigiu um erro que permitia acessar mais de uma vez as fotos de visualização única. Esta brecha ficou popular em redes sociais, como o TikTok e Instagram, há cerca de duas semanas.

O conserto está na versão 25.2.3 do aplicativo para iPhone, liberada nesta terça-feira (28/01). O histórico de versões na App Store não menciona a correção, apenas novidades para o recurso de chamadas, mas o MacRumors e outras publicações perceberam que o método para acessar as fotos mais de uma vez não funciona mais.

O WhatsApp mantinha as fotos que, teoricamente, só deveriam estar disponíveis para uma visualização no armazenamento do aplicativo. O recurso é ativado ao tocar em um ícone com o número “1” antes de enviar.

Para acessar a imagem após abri-la, o usuário deveria ir até os ajustes do WhatsApp, acessar o gerenciamento de armazenamento, selecionar quem enviou a foto e filtrar por mídias mais recentes. Os arquivos ficavam ali, para ver mais vezes.

Este método começou a ser comentado nas redes sociais em meados de janeiro de 2025. Conteúdos de influenciadores no TikTok, Instagram e YouTube chamaram a atenção para o bug.

Um desenvolvedor identificado como Ramshath publicou um texto no Medium sobre este assunto no sábado passado (25/01). Ele diz ter entrado em contato com a Meta, que afirmou já estar ciente do problema e trabalhando em uma correção.

O WhatsApp conta com proteção contra prints nas imagens de visualização única, mas isso pode não ser suficiente para garantir a segurança — é possível tirar uma foto do celular usando outro aparelho, por exemplo.

Além disso, não é a primeira vez que o recurso apresenta falhas. Em setembro de 2024, pesquisadores encontraram uma forma de burlar as proteções das imagens de visualização única.

Desenvolvido por Gáspari Comunicação