Ex-provedor da Santa Casa de Sorocaba, José Antônio Fasiaben, é preso por PMs
A Polícia Militar prendeu o ex-provedor da Santa Casa de Sorocaba, José Antônio Fasiaben, condenado liderar uma organização criminosa que desviou mais de R$ 2,7 milhões da unidade de saúde entre 2014 e 2015. A prisão ocorreu na manhã deste domingo (15).
José Antônio Fasiaben e outros dois diretores do convênio Associação Santa Casa Saúde foram condenados por transferir despesas para a lista de pagamentos da Irmandade Santa Casa Misericórdia de Sorocaba. Os crimes foram cometidos entre 30 de abril de 2014 e 15 de agosto de 2016.
De acordo com as investigações, o grupo emitia notas falsas no nome da Santa Casa, mesmo sendo para serviços prestados a empresa privada. A Justiça apontou que o grupo provocou prejuízo de R$ 2.753.084,15 à Santa Casa de Sorocaba.
José Antonio Fasiaben foi condenado a cinco anos e cinco meses de prisão, sendo: dois anos e 11 meses de prisão, em regime semiaberto, e pagamento de 29 dias-multa no valor de 3 salários mínimos por estelionatos; dois anos e seis meses de prisão em regime semiaberto por associaçao criminosa.
O mandado de prisão foi expedido na sexta-feira (13) pelo juiz da Vara de Execuções Criminais, Emerson Tadeu Pires de Camargo.
Conforme apurado, Fasiaben foi preso neste domingo, em sua residência. Ele foi encaminhado ao Plantão Policial da zona sul e passará por audiência de custódia na segunda-feira (16). (As informações são do G1- Sorocaba)